terça-feira, 1 de abril de 2008

PARA VER E OUVIR (não necessariamente nessa ordem)...

Estréia nessa sexta-feira (4 de abril) o documentário de Martin Scorsese, Shine a Light. O filme, que traz um show mais “intimista” dos Rolling Stones, deve encher ainda mais os cofres dos vovôs. Se você não consegue esperar de tanta ansiedade, a Besta dá a letra de cinco documentários musicais (ou compilações de shows) que foram recentemente lançados no Brasil, em DVD. Sobe o som, tiozão:

Amazing Journey: The Story Of The Who (Registro definitivo da banda inglesa, cobrindo os altos e baixos da carreira. Curiosidades de bastidores é o que não falta. Tudo sem pudor ou censura. No final, os músicos sobreviventes deixam no ar a intenção de gravar coisas novas. Será que teremos outra reunião de dinossauros?).

The Ramones: It´s Alive 1974-1996 (Apresentações ao vivo em diversas partes do mundo, em fases diferentes da carreira, da maior banda punk de todos os tempos. Pena que o Brasil ficou de fora (a Argentina não). Obrigatório é pouco. Essencial).

Miles Electric: A Different Kind of Blue (Filme só sobre a fase elétrica do trompetista. No final dos anos 60, influenciado pelo rock de Hendrix, o funk do Sly Family e a contra-cultura hippie, Miles Davis decide plugar os instrumentos de sua banda para alçar vôos ainda mais altos. Contextualizando o período, entrevistas com os músicos que participaram da revolução elétrica. De bônus, a apresentação antológica (e completa) durante o Festival da Ilha de Wight... mind-blowing).

Botinada! A Origem do Punk no Brasil (Estréia do ex-VJ Gastão Moreira na direção de documentários. Misturando imagens de arquivo com entrevistas dos remanescentes da época, o filme é um excelente registro do nascimento do punk nacional. Para quem quer tentar entender o fenômeno HC no Brasil, esse é o primeiro passo. Quer dizer, o primeiro chute na cara).

Endless Harmony – The Story of The Beach Boys (A perturbadora história dos meninos da Califórnia que tiveram de virar homens de um dia para o outro. A pressão vinha de todos os lados, inclusive dos Beatles. No começo, um som despretensioso e feliz. Depois, composições intricadas e soturnas. Não é de se estranhar que eles desvirtuaram pra sempre. Surf, drogas e rock n’ roll. Não necessariamente nessa ordem).

8 comentários:

Mari disse...

Loccooooooo
quero mto ver o Shine a Light!!! Vi o trailler e achei mto bom.

Estréia sexta em todos os cinemas????

beijos

Square Beast disse...

Fala Mari..
isso mesmo, estréia mundial, num cinema perto de você..rsss

bjs

Daniel Boa Nova disse...

Solta os dvds aí na mão, jão.

Square Beast disse...

Putz, quem dera eu tivesse, só tenho o dvd do Miles. Os outros eu aluguei ou peguei na net. Ah, o do Ramones dá pra eu gravar pra tu tb, insano...

João Prado disse...

o Botinada é bão!

Luís Pereira disse...

Vai me emprestar o do Miles. Fiquei na nóia de assistir.

Square Beast disse...

demoro hombre, mostrei pro gui e ele pirou tb..

Daniel Boa Nova disse...

Olha aí a explicação pro HR não vir:

http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/04/01/ult89u8821.jhtm