sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Olhos cerrados, boca aberta e sede de vingança.

Acreditem, atualmente a Coréia é um dos países mais empolgantes no mundo do cinema. Depois de Casa Vazia, Oldboy e Primavera, Verão, Outono, Inverno, Primavera, conferi esses dias outros dois representantes do país. Assista sem medo (quer dizer, só com um pouquinho):

O Hospedeiro é muito foda, provavelmente o melhor de 2007 (que só assisti em 2008). Não se deixe enganar pelo gênero “filme de criatura”. Mistura de Little Miss Sunshine com Godzilla, conta a história de uma família disfuncional em jornada épica para matar um monstro que aparece no Rio Hun. Raspando a superfície é possível encontrar crítica social mesclada com drama psicológico. Cavando mais fundo acha-se um tratado sobre a ocidentalização da Coréia. Fotografia impecável; narrativa ousada e chocante; efeitos especiais pseudotoscos; muito humor (bem cinza, né?). Tudo isso numa fita de monstro! É, os tempos mudaram... (Aposto contigo que Cloverfield não terá um quinto da qualidade desse).

A vingança é um prato pra ser comido frio, certo? Bom, pelo menos em Mr. Vingança, obra que abre a trilogia do diretor Chan-wook Park (Oldboy, Lady Vingança). Esse é o mais doente dos três filmes, indicando o caminho que seria seguido nos posteriores: histórias sobre vingança que refletem sobre a própria noção desse sentimento (por favor, sem comparações com Kill Bill). A trilogia é costurada pela tônica dominante da violência explícita, satisfação pessoal sobre a coletiva, drama familiar e, claro, sede de vingança. Tudo embalsamado por uma beleza lírica advinda dos personagens, situações, fotografia e direção.

Ambos os filmes utilizam-se da linguagem cinematográfica norte-americana para criticar os Estados Unidos e o mundo ocidental em geral (entra aí: capitalismo, trabalho, sexo, Estado, comida, exército, família, etc) – bem como a sociedade mutante da Coréia capitalista... Olhos cerrados pro cinema coreano, novas surpresas podem aparecer.

dica besta: todos os filmes citados no post (menos Cloverfield, que ainda não assisti) são bons e merecem uma locação, inclusive Godzilla (os originais, não a versão hollywood).

2 comentários:

Anônimo disse...

Besta Quadrada! Onde vc conseguiu encontrar um pouco de Pequena Miss Sunshine em O Hospedeiro??? Só porque tem uma família? E os efeitos especiais pseudotoscos??? Os efeitos são do caralho!! A linguagem pra mim, não é americana, tanto é que esse tipo de humor não existe nos EUA... E Cloverfield, só pelo trailer, promete se pá até mais do que O Hospedeiro! Pelo menos eu concordo que O Hospedeiro foi um dos melhores de 2007.
É isso...

Abs,

O Molcriado

Anônimo disse...

adorei o blog!
ja te adicionei.
beijo