segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Evangelho segundo o Círculo (cap. 7: Ascensão e queda das Três Formas Originais)

Esse post é livremente inspirado em textos apócrifos encontrados em escavações feitas na Baía de Sidra, no fim do século XVI. As idéias expostas aqui não representam a filosofia quadrada e foram banidas pelas diretrizes da igreja:

No início, havia o nada. O caos condensado na ponta de um cristal perfeito. Então, suspirando, Deus fez a luz – dourada, ofuscante e eterna. A luz beijou a face do cristal materializando três crianças, cada uma representando um elemento primordial da natureza. Eram o Quadrado, o Triângulo e o Círculo. Deus educou e cuidou dos meninos, e por muito tempo todos conviveram pacificamente.
Um dia, porém, os três saíram para passear. Flutuavam juntos, criando novas formas inesperadas. Aos poucos moldaram os planetas, as galáxias e as constelações. No final, voltaram para casa exaustos. Intrigado, Deus saiu e olhou para aquela imensidão majestosa... ficou maravilhado. Voltou e perguntou quem era o responsável por aquilo. Com medo de uma possível reação negativa, Quadrado e Triângulo ficaram quietos. Também temeroso, Círculo assumiu a culpa esperando um castigo. A reação de Deus foi oposta da imaginada. A partir daquele momento Círculo era o filho preferido de Deus.
Mesmo depois de Círculo contar a verdade (dando o devido crédito aos três), sempre ganhava mais presentes e carinhos que os outros. Essa situação acabou gerando o que ficou conhecido como “o ódio dos renegados”. Quadrado, o mais ressentido, planejou matar o irmão, arremessando-o dentro de um buraco negro. Deus descobriu seu plano e expulsou-o do universo. Antes de ir embora, porém, Quadrado matou Deus asfixiado, expulsou Círculo de seu novo reino e fez chantagens emocionais com Triângulo. Este último não agüentou as tiranias do irmão e fugiu sem rumo, vagando pelo tempo-espaço.

Círculo fundou um monastério nos limites do universo e desde então leva uma vida de orações e desapego, pregando as bases da filosofia das Três Formas Originais.
Quadrado tornou-se Deus maior, gerente-geral do universo. Inventou sua própria religião, negando a existência dos irmãos, e hoje é adorado por quase dois terços da população celestial.
Triângulo nunca mais foi visto. Lendas antigas dizem...

Nenhum comentário: