terça-feira, 4 de novembro de 2008

Guess who’s coming to dinner?

A Besta voltou! E com uma bagagem cultural pesada. É clichê, mas é verdade: a Europa é o berço da civilização ocidental. Foi lá que Miles Davis pela primeira vez provou o gostinho do reconhecimento. O mesmo aconteceu com Jimi Hendrix, e outros tantos. Não à toa que o velho continente produziu tanto nos últimos séculos.

Logo na chegada, no aeroporto de Lisboa, um emocionado aperto de mão num simpático Herbie Hancock. Para contar pros meus netos. Isso porque eu vinha falando nele nas semanas anteriores. (Ah, em Barcelona ainda ia rolar o reencontro histórico de Chick Corea e John McLaughlin. Desde Bitches Brew os dois não tocavam juntos. Pena que tivemos de seguir o rumo. Torcer pra esse show passar no Brasil).

Ao longo da trip foram muitos museus: renascimento, gaudiísmo, futurismo, surrealismo, cubismo, vangoghísmo, expressionismo, abstratismo, modernismo... O que você pensar a Europa oferece à preços convidativos, pelo menos para os europeus. Acesso direto à matriz.

E é assim mesmo como lhe contaram: tudo muito lindo, limpo, simples e seguro. As coisas funcionam, os policiais são educados, as criancinhas falam francês, as pessoas pedem licença, os gatos ficam parados nas vitrines e as bicicletas de Amsterdam são decoradas com flores, no melhor estilo dutch de se viver.

A única coisa ruim foi o frio, justamente na Holanda. Ainda bem que existem os aquecedores internos. Mas haja saco para colocar todas as roupas da mala e depois ter que tirar no primeiro bar, pra depois colocar tudo de novo.

Voltar e rever os amigos é a parte fácil, o difícil é trabalhar pra pagar o cartão de crédito.
Ps: Agradecimentos especiais à Mari e ao Carlinhos, que mostraram do que a verdadeira Barcelona é feita. Sem palavras para descrever minha gratidão.

4 comentários:

Mari disse...

Agora vejo o que a Europa faz. Ela inspira demais. Teu texto tá lotado de sentimento. Show! E sobre Barça eu que agradeço, vc, a mo e o carlito!!! Adorei!!! beijocas e até logo menos.

Anônimo disse...

Churras Carandá no sábado?

MOL

Guilherme disse...

Irado mano... certeza que vc ia curtir demais... na volta devia ter pegado um avião com escala na Australia...hehehe!
Abraço!

karina disse...

Oi, poxa que legal a sua viagem... deve ser muito louco viajar pela Europa...queria que vcs tb tivessem vindo para cá, infelizmente não se pode fazer tudo ao menos tempo...bjao